João Paciência

troiaresort tourist villas

  • Year 2005 | 2009
  • Location Tróia, Portugal
  • Typology HABITAÇÃO
  • Area 160m2

Pensar moradias para um ambiente natural como é o caso da Península de Tróia levou-nos, desde logo, a pensar numa solução de grande abertura do interior com o espaço envolvente, em que a presença do mar e do céu, da praia e do verde, determinariam a organização dos espaços da casa.

 

Pensámos também que a imagem arquitectónica não deveria ser muito impositiva e se afirmasse apenas como um “abrigo”, embora confortável e mesmo requintado fazendo o contraponto necessário para acentuar a noção de conforto, emoldurando os cenários naturais que ali são determinantes para a conquista de atmosferas de evasão e tempos livres.

 

Nas moradias turísticas, dada a sua implantação ondulante, quisemos criar com elas atmosferas urbanas de frentes regradoras, atravessadas por percursos transversais de peões onde se localizam as entradas.

 

Transparências visuais, pés direitos duplos nas salas, sub-escalas na articulação dos volumes, foram o léxico gramatical da composição arquitectónica de cada uma das tipologias que tivemos de estudar, mas em que se manteve um mesmo fio condutor no raciocínio conceptual.

 

Os materiais e cores, utilizados em todas elas, são os mesmos, os detalhes equivalentes, os ritmos e pontuações variam apenas na justa medida das diferentes soluções programáticas, mas sempre com a ideia de criar espaços fluidos, com a maior dimensão possível e de grande despojamento conceptual.