João Paciência

troiaresort beach villas

  • Year 2005 | 2011
  • Location Tróia, Portugal
  • Typology Moradia privada
  • Area 350m2

Pensar moradias para um ambiente natural como é o caso da Península de Tróia levou-nos, desde logo, a pensar numa solução de grande abertura do interior com o espaço envolvente, em que a presença do mar e do céu, da praia e do verde, determinariam a organização dos espaços da casa.

 

Pensámos também que a imagem arquitectónica não deveria ser muito impositiva e se afirmasse apenas como um “abrigo”, embora confortável e mesmo requintado fazendo o contraponto necessário para acentuar a noção de conforto, emoldurando os cenários naturais que ali são determinantes para a conquista de atmosferas de evasão e tempos livres.

 

Na casa da praia, é à volta do espaço exterior com pérgola, que se organizam todos os espaços, utilizando materiais, texturas e cores que se integrassem o mais possível nas paletas de materiais e cores dominantes do espaço natural.

 

Transparências visuais, pés direitos duplos nas salas, sub-escalas na articulação dos volumes, foram o léxico gramatical da composição arquitectónica de cada uma das tipologias que tivemos de estudar, mas em que se manteve um mesmo fio condutor no raciocínio conceptual.

 

Os materiais e cores, utilizados em todas elas, são os mesmos, os detalhes equivalentes, os ritmos e pontuações variam apenas na justa medida das diferentes soluções programáticas, mas sempre com a ideia de criar espaços fluidos, com a maior dimensão possível e de grande despojamento conceptual.